18
jul

Novidades Instagram: Cadê o número de curtidas?

O Instagram iniciou ontem (17/07) no Brasil um teste que oculta a contagem de curtidas em postagens. A intenção é que “os seguidores se concentrem mais nas fotos e vídeos que são compartilhados, do que na quantidade de curtidas que recebem.

O objetivo é evitar que as pessoas sintam que estão em uma competição de curtidas dentro do Instagram e a expectativa é entender se uma mudança desse tipo poderia ajudar as pessoas a focar menos nas curtidas e mais em contar suas histórias.

Trata-se então de uma fase transitória. Seguirá uma avaliação e uma eventual confirmação da mudança, mas isso levará algum tempo, portanto é bom nos adaptarmos às mudanças.

O que mudou na prática?

A impossibilidade de quantificar as curtidas atribuirá mais valor ao Story e os usuários tenderão a pensar menos no que pode agradar o público e mais no que efetivamente gostam de postar. Isso vale também para quem dar os ‘likes’. Não existirá mais a influência a curtir o que já recebeu muitas curtidas.

Esse novo mecanismo será mais prejudicial para quem já possui um número muito grande de fans, pois não terá mais como expor publicamente esses dados. Por outro lado os mais ‘desconhecidos’ terão a vantagem de não ser mais desclassificados em relação aos influencers.

Está gostando das nossas dicas?
Acompanhe nossas plataformas e fique por dentro!