29
jan

IGTV, sucesso ou fracasso?

O IGTV é um aplicativo considerado a nova plataforma do Instagram voltada exclusivamente para vídeos. O foco dessa novidade são os usuários que já usam o Instagram como uma plataforma de criação de conteúdo que pode ser usada dentro do App de fotos ou como um aplicativo separado. O aplicativo deve impactar a forma como assistimos a esse tipo de conteúdo na Internet. Com vídeos filmados apenas na vertical e com duração de até uma hora, a ferramenta parece ter vindo para bater de frente com o YouTube e até com televisão tradicional.

Já está disponível para dispositivos Android e iPhone (iOS) e pode ser baixado de graça. Ele também pode ser acessado mesmo sem baixar o aplicativo à parte: para isso, basta tocar sobre o ícone de televisão, ao lado do Instagram Direct, no canto superior direito da tela do celular. O ícone deve estar disponível na interface a partir da nova atualização do Instagram.

Apesar de independente, o IGTV tem integração total com o Instagram. As interfaces dos dois apps são parecidas: o IGTV usa a mesma paleta de cores e tem usabilidade semelhante, principalmente, nos comandos do Stories. Além disso, a conta usada para entrar no IGTV é a mesma do Instagram, por isso, você segue imediatamente as mesmas pessoas na seção de vídeos do app. Sempre que há novos vídeos postados na plataforma, o usuário pode conferir a notificação pelo ícone de televisão próximo aos Stories.

A ferramenta suporta de vídeos em resolução 4K. Ainda que a grande maioria dos celulares não chegue a exibir na resolução Ultra HD, esse padrão é uma tendência do mercado mobile. O lançamento é recente, mas já tem gente pensando em conteúdos exclusivos para o formato. Muitos estão utilizando o app para divulgar produtos ou serviços.

E ai, será que essa novidade está pegando? Recentemente alguns usuários estão mostrando interesse para a ferramenta, mas em nossa opinião não podemos considerar o IGTV um tool de sucesso. As funcionalidades dos Story e do  Live do instagram já estão suprindo as necessidades dos usuários, gerando maior destaque, portanto para a maioria o uso do IGTV ainda é dispensável. O formato vertical ainda é algo problemático para vídeos gravados, portanto ainda o YouTube permanece o líder da área.

Quer saber mais? Acesse nosso blog e confira outras matérias!

www.linkdesignbrasil.com

Aguardamos por você!