27
jun

Como saber se sua logomarca é profissional

Uma logomarca profissional para se destacar precisa ser limpa, simples e memorável. Um logotipo é a imagem publica de uma marca, então também precisa passar por uma ótima impressão. Porém a criação de uma logo profissional não é nada fácil. Por isso listamos abaixo as 4 características mais importante que um logotipo deve ter.

1 – Transmitir a essência da sua marca através do design

O logotipo deve trazer uma impressão imediata e honesta da filosofia da empresa, mostrando que sua marca é especial. Portanto a primeira coisa a se fazer para desenvolver uma logo que transmita confiança e conhecer bem a sua marca e seus valores. O desenvolvimento de seu logo tipo deve ser feito com seus clientes ideais em mente, pois para transmitir a essência da sua marca, precisa ir muito além de que apenas a sua personalidade. Um bom entendimento de quem é seu publico alvo irá influenciar fortemente a abordagem para desenvolvimento da sua logo.

2 – Ter uma identidade própria, original e apropriada para a área de atuação e o público

Escolher qual será o estilo da sua marca é uma das primeiras decisões a tomar.  Podemos destacar 5 estilos para ajudar na sua decisão:

– Uso de palavras para desenvolver a logo, isso quer dizer que o logotipo será feito exclusivamente de texto, geralmente é utilizado o nome da empresa. Utilizar marcas com palavras pode ser uma ótima escolha para quem acabou de começar um negócio. Para isso deve ser escolhido uma fonte e cores que correspondem a personalidade da sua marca, junto com distrações adicionais.

Apenas a marca pode ser utilizada quando é possível entender sua marca sem palavras, apenas se utilizando de uma imagem ou símbolo. Normalmente este estilo é utilizado apenas por organizações universalmente conhecidas e que são facilmente identificadas apenas através de um símbolo.

A combinação de um símbolo ou uma imagem com o nome da sua empresa, dá a oportunidade de explicar mais afundo a história da empresa e dar mais destaque a sua marca. Das 100 maiores empresas do mundo, 50% utilizam marcas de combinação.

Outro estilo de logotipo são os emblemas, porém eles são menos flexíveis, pois em um emblema o texto deve encaixar dentro da imagem. Se sua escolha for este estilo de logotipo, você deve ter cuidado para que ele seja versátil o suficiente para ser limpo e visível quando diminuído para usos menores, como por exemplo fotos de perfil.

O estilo de marcas com letras são uma escolha bem popular para marcas que precisam simplificar um nome muito grande usando uma forma de abreviação. O foco deste estilo está nas letras ou iniciais, portanto sempre utilizam de uma fonte mais estilizada.

3 – Uso de cores apropriadas

Estudos mostram que a cor utilizada em uma marca pode aumentar em até 80% seu reconhecimento. E essa escolha de suas cores deve ser fortemente influenciada pelas preferencias do seu publico alvo, pois a mente humana é programada para responder as cores.

4- O nome da empresa também é fundamental para melhor representar uma marca.

O nome da sua empresa é um identificador fundamental e dever ser incluído no desenvolvimento da sua marca, ele será fundamental para começar a construir conexões com sua audiência. Mas preste atenção para não incluir informações além do nome da sua empresa no seu logotipo. Textos adicionais como lemas e endereços ou informações de contato não devem ser incluídas num logotipo, pois podem fazer com que seu logo fique difícil de ler quando redimensionado.

Portanto um logo eficaz precisa ter um design que transmita a personalidade da marca, um estilo que seja consistente com sua identidade, um nome e uma cor que se destaque em seu mercado.

Quer saber mais sobre o assunto? Entre em contato com a Link Design para sanarmos suas dúvidas!