25
maio

A evolução da internet até os dias atuais

A internet completou 44 anos de história, e desde então ela vem passando por grandes mudanças até os dias atuais.
Tudo começou em 1969 onde nasceu o que seria um dos grandes marcos descobertos pelo homem no último século, hoje em dia não conseguimos nos imaginar sem os serviços disponíveis pela internet, porém, no início o objeto era de longe sua utilização para sites e entretenimentos.
A grande evolução da internet começou na área militar dos Estados Unidos, e seu objeto poder proteger seu pais contra as guerras.

Nos anos 60-70 início da guerra fria e origem das redes.

Os conceitos militares da internet tiveram início na década de 50, porém, foi só na década de 60 que efetivamente que a ideia se desenvolveu nos Estados Unidos e URSS, assim, os Estados Unidos criaram um sistema de descentralização com o Pentágono que podia evitar possíveis ataques e perdas de documentos pelo governo.
Em 1962 já se falava de uma criação de uma rede intergaláctica de computadores pelo engenheiro do instituto Tecnológico de Massachusetts (MIT) Joseph Licklider, mas, apenas sete anos depois que se deu realmente início ao nascimento da internet.

Nos anos 70-80 se dá início ao termo internet

Nesta década surgirão os protocolos padrões para que a internet nascesse, são eles: “TCP/IP”.
Os fundadores do protocolo TCP foram Net Vilton Cerf e Bob Kahn em 1973, o uso do termo internet se deu apenas em 1974 com a primeira publicação do TCP, ela sendo assinada na Universidade de Stanford por Vinton Cerf, Yogem Dalal e Carl Sunshine.

Nos anos 80-90 surgimento das grandes redes

Em 1983 se deu o grande marco do surgimento das redes baseadas em TCP /IP, assim, todos os computadores que ainda faziam utilização da rede antiga optaram pelo sistema de pacotes da nova rede.
Com a criação do Protocolo de Internet todas as redes com o mesmo endereço de IP poderiam estar conectando para troca de arquivos e para envio de mensagens.
Mas a grande popularização da internet se deu apenas em 1988 onde houve a abertura das redes para fins comerciais. No final dos anos 80 começou a surgir a conexão via dial-up. Porém a grande explosão na internet no mundo foi apenas em 1989 quando os Estados Unidos resolveram comercializar a internet.

Nos anos 90-00 a grande explosão da internet

O World Wide Web, nosso conhecido “www” que se utiliza antes de qualquer navegação foi criado por Tim Bernes-Lee, e nasceu com a intenção de ajudar a Organização Europeia em suas investigações nucleares, assim várias pessoas poderiam estar trabalhando juntas no mesmo documento.
Nos anos 90 também foi criado o HTTPS, que assim garantia o envio de dados criptografados, assim, estava nascendo a nossa internet atual.
A partir daí o interesse mundial foi grande em torno da internet onde acabou causando a “grande explosão”, assim, as pessoas começavam a ter PCs e acesso discado a grande rede.
Ainda na década de 90 que foram criados os grandes portais, sendo eles o YAHOO, BATES PAPOS COM MENSAGENS INSTANTANIAS, SERVIÇOS DE E-MAIL GRATUITOS COMO HOTMAIL E SITES DE BUSCAS COMO GOOGLE.

Anos 00-ATUALIDADE

Nos anos 2000 começou a grande novidade da web com a facilidade da aquisição de computadores e com a internet para o público em geral, assim, a tecnologia foi evoluindo e tendo grandes avanços significativos.
O que era através da internet discada começou a ser utilizada a banda larga e conexão através do celular através da criação da rede 3G (e hoje a criação da rede 4G), hoje em dia a internet acabou virando uma necessidade diária tanto para o uso empresarial, quanto para o uso doméstico.
Foi a través do surgimento dos sites KAZZAA e P2P estes sites de compartilhamento que se deu início a janela de entrada para outras redes sociais. Sendo elas Orkut, MySpace, Twitter, Facebook, e até mesmo os simples que ICQ e MSN que foram substituídos pelo SKYPE, entre outras ferramentas que permitem fazer ligações, chamadas via vídeo e mensagens instantâneas.

Hoje, vemos a internet como um uso de grandes possiblidades, e que o futuro ainda nos aguarda muitas novidades.