08
out

Dicas para navegar com segurança na Internet

Normalmente você saí de casa toma vários cuidados para se proteger contra assaltos, e outros perigos que abrangem nosso dia-a-dia.

No mundo online não é diferente, é sempre bom ter como hábito alguns costumes para que você não seja o alvo de criminosos. Os principais crimes encontrados no mundo virtual são roubos de senhas e de arquivos, fraudes, espionagem, entre outros.

Para auxiliar você nesse mundo de golpistas virtuais a Link Design separou algumas dicas que serão muito úteis para lhe ajudar a se proteger e navegar com segurança na Internet.

Sempre saia dos locais que acessa clicando em “logout” ou “sair”: Seja conta de e-mail, administrador de conteúdos de sites, conta bancária, rede social, ou qualquer outro acesso a um perfil ou conta pessoal clique sempre para sair do seu login quando finalizar o que estava fazendo. Isso parece “óbvio” porém muitos não fazem o logout e continuam entrando em outra página dali em diante ou simplesmente fecham a página, o que pode ser muito perigoso.

Criar senhas difíceis com números e letras: As mais usadas são datas de aniversário, nome da pessoa amada, placa de carro, número de telefones, entre outros. O que não é recomendado, e para qualquer senha procure utilizar no mínimo 6 caracteres. Senhas em arquivo word ou em outros programas, poderão ser facilmente vistas por um espião.

Procure utilizar navegadores atuais: Normalmente estes navegadores além de terem tecnologias mais modernas como HTML5 normalmente possuem recursos de segurança que são capazes de combater perigos mais recentes, como sites falsos por exemplo que se passam por páginas de banco.

Cuidar com os arquivos que você faz download: Fique atento ao que está baixando, verifique características estranhas nos downloads. Além disso é sempre bom examinar os arquivos que está se baixando com um antivírus. Tem sites que pedem para você instalar programas para continuar a navegar, não caia nessa.

Não confie em sites que não conhece: Evite acessar sites duvidosos, existem inúmeros sites com conteúdos duvidosos, que tentam convencer os usuários a clicar em botões suspeitos, ou link perigoso. Estes sites normalmente tem como identificar como:

– Sites que exploram conteúdo erótico, jogos de aposta por exemplo.

– Site com várias janelas ou banners, falando para clicar ali.

– Endereço do URL muito diferente do nome do site e complexo.

– Sites que ofereçam prêmios e vantagens de mais.

– Sites que exijam download para terminar determinada sessão.

Estas foram apenas algumas dicas importantíssimas, pois no mundo que vivemos hoje com a alta da criminalidade virtual, irá ajudar você a se proteger em determinadas situações. Pode até parecer trabalhoso, mas no mínimo evitará grandes transtornos.