20
mar

5 Dicas: como identificar se o e-mail é fraude

Todos os dias estamos sujeitos a milhares de fraudes; e uma delas é o phishing a famosa fraude de e-mail. Vários deles são encaminhados todos os dias para as pessoas e infelizmente ainda existem pessoas que acreditam nesse método falso. Portanto, separamos algumas dicas para ajuda-lo:

  1. Quem é o remetente? : se você não conhece ou nunca ouviu falar, desconfie. E verifique o domínio de e-mail do remetente (após o “@”). É realmente o mesmo que consta no nome visualizado ou é outro?
  2. Saiba o que esses e-mails buscam: geralmente solicitam seus dados pessoais ou pedem para confirmar (RG, CPF, senhas, contas bancárias, etc…).
  3. Falam que você ganhou um produto/serviço: caso não tenha se cadastrado em nenhuma promoção e não conhece o estabelecimento que lhe está lhe oferecendo algo, fique atento!
  4. Empresas ou bancos solicitando preenchimento de contrato: em hipótese alguma repasse, pois, esses estabelecimentos não mandam e-mails pedindo que você insira informações pessoais através de um link.
  5. Alta quantidade de erros gramaticais ou inserção de símbolos: geralmente esses phishing utilizam uma certa “codificação” trocando letras por números e caracteres.

Gostou das dicas? Conheça muitas outras em nosso blog!

(48) 3093-6668 | (48) 3065-8027

 

As informações foram úteis?