21
jan

Como será o marketing digital em 2020?

Para entender a mudança, vamos fazer um passo atrás. O que é marketing de funil? O marketing de funil (o funil) é uma metodologia de criação de perfil que podemos rastrear até 120 anos atrás, quando Elias St Elmo Lewis falou sobre isso, em 1898.

Seu modelo AIDA (baseado na análise das técnicas de vendas das seguradoras americanas) descreve o processo básico pelo qual as pessoas chegam a uma compra. Os passos são os seguintes:

CONSCIÊNCIA (consciência) da existência de um produto ou serviço;
INTERESSE e atenção aos benefícios do produto;
DESEJO pelo produto.

Lewis argumentou que o quarto estágio, ACTION, a compra, foi um resultado natural da passagem pelos três primeiros estágios.
Um modelo bastante rígido, portanto, o mesmo para qualquer cliente em potencial e com fases bem estabelecidas pelas quais uma pessoa pode passar, para trazê-lo para a compra.

Segundo Racounter, o marketing de funil está abrindo espaço para um novo sistema circular, no qual as pessoas podem entrar em contato com nosso produto / serviço em qualquer estágio do funil, às vezes depois de já ter comprado outro produto / serviço e, em vezes, sem falar com um consultor de negócios.