08
jul

Como melhorar o Engajamento: Parte I. Como funciona?

Nos dias de hoje o engajamento e a métrica mais importante para um perfil do Instagram, pois ele traz informações sobre o interesse e o envolvimento dos seguidores com o seu conteúdo. O engajamento é o termômetro que diz se as suas publicações são boas, se os seus horários de postagens são os melhores e também se as pessoas que estão lhe seguindo são o melhor público alvo para sua marca.

Mas afinal, o que é o engajamento? De uma forma geral o engajamento é como as pessoas interagem com os seus conteúdos publicados em redes sociais, e no instagram, o feed ou no story. Separamos algumas formas de engajamento no instagram para ficar mais claro, tais como curtidas em post, comentários nos posts, salvar posts no feed, enviar posts no feed, envio de mensagem direta, respostas e interações no story, ações no story como, responder enquetes e enviar perguntas e enviar stories.

E porque o engajamento é tão importante? Postar somente pelas curtidas não tem nada de estratégico e não trará muitos benefícios para a sua marca e não irá lhe levar para lugar algum. Se o seu conteúdo não é interessante não há motivos para o instagram divulgar, pois levar algo que não tem sentido para os seguidores pode prejudicar a experiência do usuário na rede social. Caso a sua publicação não apareça, ela não terá interação e passara a aparecer menos ainda e como consequência irá ficar mais difícil ter bons resultados, vendas e outros objetivos.

É verdade que o algoritmo do instagram dificulta o engajamento? Geralmente a culpa acaba caindo sobre o algoritmo do instagram, mas nós vamos te explicar que não é bem assim. O algoritmo é de extrema importância para a plataforma entregar uma boa experiência ao usuário e é preciso lidar com o seu funcionamento. As interações com as suas publicações só irão ocorrer se o seu conteúdo for muito bom e chame a atenção do usuário em todo aquele espaço super concorrido que é o instagram. Então deixe esse papo de que o algoritmo é o culpado pela falta de interação e produza conteúdos de qualidade, o qual o seu público irá gostar.

Na parte II iremos ver sobre como aumentar o engajamento no seu Instagram.

 

Está gostando das nossas dicas?
Acompanhe nossas plataformas e fique por dentro!