14
mar

Sites: como organizar bem as informações

Websites que apresentam um grande volume da informação rotativa normalmente apresentam dificuldade para os internautas, que ocorre quando a interface do website não leva ao que é procurado. Pode ser chamado de falta de hierarquia visual. Essa hierarquia sugere um meio para a visualização dos elementos de acordo com sua importância, em comparação às outras. Certas palavras ou segmentos são necessários para o entendimento do contexto, sendo assim, existem palavras que necessitam ser vistas primeiro, outras em segundo e assim sucessivamente. Existe uma comparação entre informações com uma hierarquia gráfica determinada com outras que não seguem um padrão de leitura. Percebemos que certos elementos pesam graficamente mais do que os outros, a hierarquia visual tem forte recorrência para o design gráfico, os elementos com maior realce guiam o usuário para o restante das informações de acordo com seu desenvolvimento. O usuário navega pelo website com grande objetividade e clareza se essa hierarquia visual é evidente e direta, sendo um meio lógico para que os usuários tenham uma boa experiência durante a exploração do seu website. As Informações objetivas motivam os usuários a navegarem por mais tempo no website em busca de outras informações, desejadas ou úteis.

Peso Visual

A hierarquia dos elementos é reforçada pelo peso visual. Através de contrastes de cores, organização e dimensão dos elementos, pode-se aplicar maior valor para alguns objetos, se for bem estruturado, flui naturalmente. Podemos aplicar o mesmo princípio no caso da hierarquia visual, o conjunto visual é definido pela boa estruturação dos pontos principais, sendo facilmente compreendida e desenvolvida. Um exemplo é não deixar espaçamento suficiente entre as linhas em um texto, podendo sem querer criar uma parte que é visualmente densa e certamente complicada de ler. Aplicando um espaçamento apropriado, você deixa que o texto não fique tão cansativo e as disposições próximas também. Mantenha as imagens com sua devida prioridade e equilíbrio em relação a parte textual.
Dessa maneira, pode-se aprimorar a experiência do usuário o qual procura determinada informação, entre a infinidade destas, perdidas na web, fazendo com que a navegação se torne objetiva e eficiente.