29
jun

Os erros mais comuns na criação de logotipo

Um dos fatores mais importantes de uma empresa para se comunicar com seus clientes é a sua identidade visual. O ponto de partida é se apresentar muito bem ao mercado mostrando o que a empresa ou até mesmo o produto propõem ao seu publico alvo.

Na criação de uma marca há muitos erros comuns que são:

Design feito por amador: as empresas costumam investir em estrutura e produtos e acabam até esquecendo de investir em uma boa imagem começando pela marca que sua empresa deve ter.

Pode-se considerar sua marca amadora através dos seguintes pontos: querer economizar; projetar a logo com rapidez; ser feito por um amigo ou parente que entende pouco de design gráfico; se basear em outras empresas para a sua identidade; fazer sua logo através de empresas online que cobra bem mais barato pode ser um trabalho de má qualidade; casos de logos muito parecida com outras já existentes no mercado; o custo da impressão sendo menor pode também ocorrer um grande risco de não ser uma impressão muito boa;

Se prender as tendências do mercado: as tendências vão e vem, tais como, as florais, sombras, degrades, entre outras. Mas tem que tomar cuidado na hora da criação de sua marca para que não se acabe tornando semelhantes com outras empresas. Uma marca bem desenvolvida ela não precisa mudar completamente conforme as tendências, mais sim ocorre pequenas alterações no decorrer dos anos.

Usar imagens rasterizadas: a sua marca deve ser desenvolvida preferencialmente em forma de vetor, nos softwares tais como o Adobe Illustrator ou Corel Draw, que desenham os objetos de cálculos matemáticos de linhas, podendo ser aumentado ou diminuídos sem perder sua qualidade, já o Photoshop ele produz uma imagem fixa que se for aumentado ou diminuído perde toda a qualidade. As vantagens de sua marca ser desenvolvida em vetor em relação ao bitmap é que o logotipo pode ser redimensionado sem perder sua qualidade em qualquer tamanho; sua edição se torna mais fácil; ao contrário da imagem raster (bitmap) ele pode ser adaptado para outras mídias com facilidade.

Na criação da logo utilizar o Banco de Imagens: um erro muito freqüente feito pelos designers amadores é de utilizar imagens de outros sites. A chance de você encontrar futuramente outras empresas com a imagem igual a sua. Ou seja sua empresa não será mais a única.

Ao invés de projetar a imagem do cliente,o designer projeta a sua imagem: Ao invés de atender as espectativas do cliente, do seu publico alvo,  existem muitos designers que acabam criando a marca da melhor forma que achar melhor, na maioria das vezes acaba buscando as ultimas tendências que acaba não sendo nada parecido com o que a empresa oferece. Por isso tome muito cuidado e tenha foco para a criação da marca de sua empresa.

Complexo demais: Um dos erros comuns na criação da logo é ser complexa demais, com muitos detalhes. Quanto mais simples for sua marca, melhor será para o cliente memorizá-la.

Para ter um bom resultado, cuidado com as cores: A criação da marca deve ser feita nas cores branco e preto, e depois de pronta definir suas cores correspondente ao seu publico alvo e também a função de sua empresa. Os designers amadores tem o costume de fazer tudo em uma cor, para haver redução de custos na hora da impressão.Mas infelizmente não fica um bom resultado como o cliente esperava.

Escolher fontes: Para conseguir escolher a fonte certa para ser usada juntamente com sua logo, é preciso ser uma fonte que combine com o ícone da sua marca. O que não pode ocorrer é de colocar as letras muito próximo da logo, onde pode ocorrer a disputa entre os dois na visão do cliente, mas também não podem ficar muito longe, pois o cliente não vai saber para onde olhar. Deve ter um equilíbrio para colocar tudo no lugar certo para obter um boa marca.

Usar muitas fontes: O uso de muitas fontes diferentes pode causar dificuldade de leitura, o cliente não consegue memorizar e saber realmente qual a idéia que se quer transmitir. O comum é o uso de duas fontes não mais que isso.

Copiar logotipos: Esse é o erro mais comum e a cada dia que passa aumenta. A função do logotipo é representar a empresa, o seu negócio, então se você possui uma aparência parecida com outra já existente não terá sucesso algum. E ninguém acaba ganhando com a cópia, tanto o cliente como o designer.

As informações foram úteis?