07
jun

O papel do Designer na criação da Identidade Visual

Durante a criação da identidade visual o designer tem como objetivo criar um conceito que se encaixe a representação da marca. Deve ser algo original e adequado tanto a empresa quanto ao produto que ela oferece, pois o símbolo será a imagem da empresa, nele será inserido toda a bagagem que uma empresa tem no mercado, seus valores, objetivos, publico alvo e etc.

Primeiro passo para a criação da identidade visual é o rascunho, baseando-se sempre nos conceitos da empresa. Este momento requer a maior atenção do trabalho todo, pois o momento da criação é o mais importante da identidade, todas as responsabilidades estão com o designer nesse momento. Considerando que entre todos os rascunhos um fique como esperado, ele será passado para uma ferramenta vetorial, como Adobe Illustrator ou Corel Draw por exemplo.

Segundo passo é a definição das cores, momento em que o criador tem liberdade para colorir, sem muito excesso já que ninguém gostaria de uma identidade poluída. Também importante ressaltar o tipo de material, pois se inadequado poderá apresentar distorções no momento em que for impresso.

Terceiro passo é fazer os testes para que o desenho não tenha nenhum problema, testar cores, formas, marca d’agua, e outros testes. Caso seja encontrado algum problema deve-se fazer um re-estudo da ergonomia da identidade, sabendo compreender a usabilidade das cores e formas é possível aplicar a ergonomia na criação da identidade visual, ficando assim a identidade aplicável a qualquer material, tanto impresso como eletrônico.

Após todos esses passos entende-se que uma boa identidade visual tem que ser criativa, objetiva, clara, sem poluição de cores sem combinação, e adequada ao que a empresa oferece aos seus clientes.

As informações foram úteis?