02
jul

As razões para se investir em propaganda

– Para ser desenvolvido o brand equity: A marca é o que define sua empresa, seu valor, sendo assim a marca é o maior patrimônio da empresa. Para a valorização e o aumento de seu brand equity deve-se definir o posicionamento e a imagem de sua marca, onde a propaganda tem um elo de comunicação com os clientes assim possuindo a valorização de sua marca.

– Para possuir lealdade á marca: a propaganda tem a finalidade de comunicar benefícios funcionais e também criar benefícios emocionais para a marca. Construindo assim lealdade com os consumidores, onde eles acabam ficando mais sensíveis a preços e as propagandas dos concorrentes.

Para ter lucro: quando a demanda de um produto é estimulado por um investimento publicitário, os custos serão reduzidos por unidade reproduzida.. Sendo assim obterá maior lucro em cima de cada unidade. A partir do momento em que a propaganda amplia a lealdade a marca reduz a sensibilidade aos preços e os consumidores se tornam menos sensíveis e as margens de lucros da empresa ampliam.

Para enfrentar os ciclos econômicos de uma forma melhor: nos períodos de queda na atividade econômica a propaganda é um elemento essencial para desempenhar um efeito estabilizante para a marca. Segundo pesquisas quando as empresas continuam com a propaganda mesmo tendo crises, pós-crise obtêm maiores lucros.

Para gerar satisfação do consumidor: a propaganda pode dar satisfação ao consumidor desde que ela possa criar a expectativa apropriada para a marca, sendo assim auxilia o consumidor que já fez a compra do produto e trás mais segurança á ele. Ou seja quando ele ver uma propaganda do produto que foi comprado por ele, a insegurança é reduzida e a satisfação é maior. A propaganda pode aumentar a venda de produtos que estão sendo lançados, também reativar produtos em declínio e favorece o processo de reposição e relançamento de produtos.

Para segmentar, diferenciar e posicionar: a propaganda é uma maneira de manter a marca viva onde o consumidor tem capacidade de mentalizar facilmente a marca em meio de tantos produtos e serviços diferentes. A função da propaganda é de especificar as marcas que o consumidor irá lembrar no momento em que ver.

Para incrementar o marketing mix: nos dias de hoje nem os avanços tecnológicos mantém a exclusividade por longo tempo.E cada dia que passa fica mais difícil para o consumidor perceber as diferenças dos produtos. O posicionamento e a imagem das marcas e também o domínio dos canais de distribuição são fatores que podem gerar uma vantagem competitiva e proteção.

Para estimular a compra: a propaganda ajuda os consumidores ver quais são suas necessidades, assim sendo motivado para a compra do produto. Sendo assim ele vai as pesquisas de informações que ficam acumuladas na memória principalmente quando repetida a exposição da propaganda.

Para agilizar as negociações com os varejistas: quando se tem uma eficaz atividade de comunicação da marca consegue-se atrair mais consumidores para a loja. Podendo assim beneficiar as vendas de outros produtos existentes nas lojas.